setembro 04, 2006

Grito do Verão 2006

Gilãozão: subs., masc. Bebida vendida nos bares da Ilha de Tavira, semelhante à sangria embora sem frutas a flutuar, e com um forte travo a canela, servida em copos de plástico de meio litro com diversas palhinhas multicolores, a fim de poder ser partilhado. Como a sangria, o seu efeito é do tipo "dá-cá-mais-que-isto-é-docinho-e-até-nem-bate-nada-mas-espera-lá-
-que-agora-que-me-levanto-já-nem-vejo-nada-a-direito". Pode criar habituação. fig. Qualquer bebida alcóolica (geralmente em bebedeira já em estado avançado). Etim. Do rio Gilão, que desagua em Tavira - Gilão>gilãozão.





Com os meus agradecimento ao Sir Paul Richard.

5 comentários:

o bicho furioso disse...

Só no Algarve...............ai que saudades, que melancolia, ai que esta coisa do melodrama pega-se...

C. disse...

Acredita, acho que só mesmo no Algarve. Melancolia, sim... e saudades de estar de férias, principalmente como era dantes na faculdade. Só passava um mês na Praia das Maçãs e outro no Algarve, e ainda tinha tempo para fazer nadinha de nada em Lisboa. Snif. Que saudades.

maquina7 disse...

apenas uma correcção! os copos não sao de 1/2 litro, mas sim de litro. As famosas "litronas"!

C. disse...

Eu hesitei entre o 1/2 litro ou o litro... mas depois pensei, aquilo acaba tão depressa - 1/2 litro, tem que ser! Pelos vistos não é bem assim. Fica a correcção :)

o bicho furioso disse...

Também quero mais férias...muitas mais...aliás, se eu a partir de agora só tivesse férias não me queixava nada...ou então experimentava assim trabalhar um dia, só para não perder a prática...ou então fazia comó outro, que aos 47 anos teve que arranjar um emprego por razões TERAPÊUTICAS, porque estava em depressão....ENFIM! Eu vou é deixar de trabalhar por razões terapêuticas....